Maus sonhos, ou sonhos projectados

Guy Billout illustration.

illustrator Guy Billout.

Maus sonhos,  ou sonhos projectados

Sobre o significado do conteúdo do sonho há múltiplas analises no mundo moderno, com Freud e Jung ao barulho, mas para já, a nós ocultistas, interessa-nos alguma da mitologia oriental, temos por exemplo o Atharva Veda, composto no século VI da nossa era, que organizava os sonhos tomando por referencia o objectivo e desperto, de acordo, por exemplo, com o temperamento físico do sonhador(ígneo,áqueo ou eólico) e com o momento da noite em que o sonho ocorreu. Eis uma parte da lista de sonhos que pronunciam coisas que não queremos que aconteçam.

Quem sonha que está untado de óleo, ou que penetra a sua mãe ou um fogo ardente, ou que cai do alto de uma montanha, ou que mergulha em poços de lama, ou que se afoga na água, ou que arranca uma arvore pela raiz, ou que tem relações sexuais com uma macaca ou na boca de uma donzela, ou que vomita sangue da sua garganta ou que está amarrado por cordas – morrerá. Um sonho em que se canta, dança, ri ou se celebra um casamento com jubilo e alegria é uma visão que pronuncia um prazer malévolo ou um desastre.

Embora isto possa parecer assustador é fascinante  porque em posteriores mitos e teorias indianas sobre os sonhos sugere-se que o sonhador poderá sonhar os sonhos de outras pessoas; isto é, poderá ter sonhos que simbolizam acontecimentos futuros que ocorrerão, não a si mas á sua família, em particular aos seu filho e á sua mulher.    

Referencias –  Wendy Doniger O`Flaherty – Sonhos, Ilusão e outras realidades.  

gif esot 2

©Fernando Kaskais

Deixe um comentário